domingo, 14 de junho de 2009

Os exercícios de respiração

Dentre as várias práticas que constituem a ciência do yoga na Índia antiga, os exercícios de respiração, também conhecidos por Pranayamas, recebem uma atenção especial para os processos de purificações e para a melhoria na saúde do indivíduo, em geral.O ato de respirar é tão natural, que muitas vezes não nos damos conta da importância de sua correta execução. Acredita-se que, se respirássemos de forma profunda e consciente, nossa vida seria muito mais longa...
A respiração correta é feita pelas narinas, pois assim se faz a polarização energética através dos canais de energia que percorrem toda nossa coluna, os quais culminam em nossas narinas. Quando feita pela boca, em alguns exercícios específicos, tem-se o objetivo de ativar alguns órgãos ou Chakras.
Muitas vezes o praticante não gosta, ou não tem paciência de executar os exercícios de respiração, pois estes atuam muito no corpo emocional, retirando os traumas emocionais, registrados principalmente no tórax e nas vias respiratórias. Tais processos são dolorosos de serem trabalhados, requerem disciplina e força de vontade do praticante! Para a medicina Ayurvedica, um desequilíbrio no aparelho respiratório está relacionado a um desequilíbrio emocional. Este pode relacionar-se à carência afetiva, a medos em relação à aceitação ou à rejeição afetiva e a dificuldades em lidar com o impulso da sexualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário