domingo, 14 de junho de 2009

Os mantras e a ativação dos chakras

Introdução

Os mantras (ou sons) que estão descritos a seguir, quando vocalizados por nós, atuam na ativação dos sete grandes chakras (centros de energia), os quais se encontram ao longo de toda a coluna vertebral (merudanda, em sânscrito), sendo que o último deles culmina ao alto e ao centro da cabeça.A origem da palavra chakra, vem do sânscrito, e significa “roda”. Deste modo, cada uma dessas rodas de energia constitui-se por nadis, que são os canais de energia por onde corre o prana, a bioenergia vital, presente no ar que respiramos. Uma metáfora de fácil entendimento sobre esse assunto seria a de comparar nossa constituição energética ao trânsito de uma grande cidade. Temos as ruas e as avenidas (que seriam as nadis) e os veículos que por elas transitam (o prana). Quando o trânsito está bom, os automóveis atravessam as ruas sem maiores problemas, ou seja, tudo flui mais tranquilamente, ao contrário das horas de pico, em que o tráfego fica congestionado, atrapalhando a livre circulação pelas ruas e avenidas... assim também somos nós, o prana, que nos proporciona todo o manancial energético, deve fluir de forma contínua pelas nadis, e estas devem, portanto, estar sempre descongestionadas. Mas, infelizmente, não é deste modo que vivemos e, por isso, estamos sujeitos a desenvolver estados constantes de tensões e bloqueios, devido aos vários processos de dificuldades vivenciados.

Entendendo a relação dos mantras com os chakras

Todo movimento produz ondas de energia numa dada freqüência, produzindo o som. De acordo com a própria Física, o som é a propagação de ondas que são sentidas por nós pelas suas vibrações. Ora, se os chakras são rodas em contínuo movimento significa que produzem energia, a qual deve estar sempre girando numa velocidade específica para seu bom funcionamento.Os indianos, há mais de 5 mil anos já sabiam disso, porque os grandes mestres antigos, em suas profundas meditações, ouviam esses sons produzidos pelos centros energéticos. Daí descobriu-se o som específico de cada chakra, também chamados de bija mantras (bija significa "raiz"). Quando proferidos diversas vezes, suas vibrações sintonizam-se com as dos chakras, intensificando os movimentos destes últimos.
Assim, pode-se trabalhar com o despertar de todos os siddhis, os poderes latentes, nesses centros de energia, adormecidos pela falta de práticas mais conscientes e direcionadas.

Praticando a entoação dos bija mantras

Este exercício pode ser feito todos os dias, pela manhã ou à noite. Antes de iniciá-lo, sente-se em posição de meditação de forma firme e confortável, como, por exemplo, numa posição de pernas cruzadas. Mantenha a coluna ereta, a cabeça no prolongamento da coluna e os ombros relaxados. Feche os olhos. Respire pelas narinas de forma consciente e profunda.
Coloque a mão esquerda sobre o a testa, onde se localiza o “terceiro olho”, e a mão direita, aberta, em frente ao primeiro chakra (órgão sexual). Conservando essa posição, faça o mantra "LAM" diversas vezes. Depois, com a mão direita cerca de três dedos abaixo do umbigo, execute o mantra "VAM". Agora, com a mão direita em cima do umbigo, mantralize o "RAM", sendo o “erre” vibrante (como na palavra “orelha”). A mesma mão é colocada sobre o coração; vocalize o mantra "YAM". Com a mão na garganta, vocalize "HAM", sendo o som do “agá” pronunciado. Agora com a mão direita sobre o alto da cabeça, mantralize o "OM", de forma curta, várias vezes. Observe que, durante toda a prática, a mão esquerda é mantida sobre a testa, pois todos os processos terminam neste chakra, o que poderá ser melhor explicado num próximo artigo!Faça as entoações mântricas, que vibrarão nos sete chakras principais, expandindo sua aura, fazendo com que as toxinas e os resíduos karmicos se dissolvam. Após esse exercício, você pode vocalizar cada um dos binja mantras na seqüência, um após o outro, proporcionando, a ativação e a ascensão da energia kundalini, chakra por chakra. Tal energia está relacionada aos poderes parapsíquicos que podem ser despertados por nós!

A seqüência será, portanto:

LAM

VAM

RAM

YAM

HAM

OM

Pratique sempre que puder, assim, os mantras servirão como um escudo invisível que o protegerá espiritualmente!

OM SHIVA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário